Aplicativos Móveis: introduzindo a Gamificação no Câmpus Pirapora do IFNMG
Janayna Veloso Oliveira1, Marcelo de Miranda Lacerda2,
1Estudante do curso integrado em informática. IFNMG. Bolsista de Iniciação Científica da CNPq. Email: janayna.veloso@hotmaol.com;
2Professor EBTT Língua Espanhola do IFNMG. Doutorando em Educação UNISINOS – Email: marcelo.miranda@ifnmg.edu.br
Resumo: Este artigo é resultado do Projeto de Pesquisa M-Learning: possibilidades e desafios no Câmpus Pirapora do IFNMG. Discutimos aqui o uso de alguns aplicativos móveis utilizados por docentes e instituições. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa na literatura existente e nos temas mais relevantes percebidos nos encontros e seminários de pesquisas realizados pelo próprio Projeto de Pesquisa. Para introduzir o tema no Ensino Médio Integrado de Informática e Edificação pensou-se algumas alternativas como jogos e Apps voltados a Educação e relacionados às disciplinas dos cursos ofertados pelo Câmpus Pirapora/MG. Alguns Apps já foram usados em salas de aulas e obteve-se bons resultados no nível de aprendizagem. Objetiva se com este artigo mostrar que os Apps podem funcionar como estratégia de ensino, motivacional, desenvolvedor de competências e habilidades que o ensino, tradicional não prevê. Além de familiarizar o corpo docente e discente com novas ferramentas de aprendizagem, no caso “Móvel”. Como conclusão percebe-se que o corpo docente ainda se mantem conservador quanto à utilização de aplicativos móveis em sala de aula, bem como de outros aparatos tecnológicos, sendo que um dos objetivos do Grupo de Pesquisa é justamente criar um ambiento propício para a conscientização dos alunos e docentes quanto à utilização de games e outras recursos educacionais abertos em sala de aula tornando a Escola um lugar propicio a reflexão e a aplicação de novas prática que envolva tecnologias e conhecimento.
Palavras–chave: Aplicativos Móveis, Ensino, Aprendizagem.
Introdução
As informações não estão mais somente nos livros, a Internet é uma fonte inesgotável de conhecimentos. Existem diversos aplicativos para educadores e estudantes.
Através de diversas pesquisas que notamos o quanto é importante e interessante aplicar essa nova ferramenta em salas de aula. Na maioria dos artigos, teses e dissertações pesquisadas foi possível percebe que este uso é favorável, o corpo docente também concorda que as redes sociais e outros mídias digitais também oferecem diversos recursos para adicionar aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo possível compartilhamento de artigos, trabalhos, vídeos entre outros.
Segundo Schlemmer 2015, para que a tecnologia seja aplicada de forma efetiva deve-se capacitar os professores e conscientizá-los, pois percebe-se nas leituras e discussões sobre o tema ainda uma grande aversão dos professores em relação a tecnologia e ao uso de celulares em sala de aula. Alguns Municípios e Estados da Federação já instituíram leis proibitivas do uso deste aparelho em clase o que vem contra aos novos estudos de aplicabilidade, acessibilidade e adequação de tecnologias na Educação. Vivemos uma era informacional onde tudo gira entorno das informações, não podemos voltar a trás ou se negar a imersão das tecnologias no mundo a nossa volta. Cabe aos profissionais da Educação a repensar suas prática e desenvolver novas formas de prender a atenção dos alunos fazendo da aula um momento significante e da escola um local mais prazeroso.
Listamos abaixo alguns aplicativos digitais e outros móveis que podem ser explorados pelos professore em sala de aula:
Google Acadêmico: Já conhecidos por todos fornece, de maneira simples e com apenas um clique, a resposta facilitada de diversas fontes para sua pesquisa, independente de qual seja ela. E o melhor: de forma gratuita.
Edmodo: É um aplicativo móvel, que tem como objetivo criar um ambiente de aprendizagem digital que abranja a demanda de professores e alunos. Com ele, os usuários contam com um ambiente seguro, onde os envolvidos possam aproveitar o potencial de ferramentas digitais para aperfeiçoar a maneira como um conteúdo é ensinado e assimilado. O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows. Professores e alunos pode se conectar para compartilhar as ferramentas e recursos oferecidos pela plataforma de aprendizado online, em qualquer lugar.
Os professores podem criar grupos, como se fosse uma sala de aula online, e enviar códigos de acesso para todos os seus alunos de diferentes classes. Alem disso, há uma ferramenta de perfil que permite adicionar arquivos como provas, livros e outros documentos no armazenamento na nuvem do serviço, garantindo diversas possibilidades de conteúdos ao utilizador.
History: Maps of World: Um aplicativo para iOS que possui inúmeros mapas em alta resolução. Você terá acesso a imagens perfeitas de como era, por exemplo, o mundo no século XVI, ou em 1772 e 1914. O aplicativo é divertido e educativo, interessante para todas as idades.
É através de uma barra de busca, que você encontrará suas pesquisas, tendo opções como “zoom” que facilita a visão dos detalhes. Não é preciso estar conectado a internet.
The Elements: A Visual Exploration: Um aplicativo pago para iOS que proporciona uma experiência interativa com a tabela periódica. O aplicativo exibe a tabela com uma pequena amostra dos elementos químicos.
Ao selecionar um elemento químico, o usuário é jogado para uma tela onde ele é exibido de forma ampliada, desvendando detalhes de forma e cor. Ali constam informações como peso atômico, densidade, ponto de fusão e de ebulição e meia-vida.
Além disso, há descrições sobre as aplicações do material e a história de sua descoberta. Em uma segunda página, o aplicativo apresenta fotografias de vários objetos que representam o elemento. Cada uma dessas imagens pode ser rotacionada para ser vista por todos os ângulos. O usuário consegue aumentar o zoom, podendo investigar criteriosamente o alvo de sua curiosidade.
O custo do aplicativo é de US$ 13,99, o equivalente a cerca de R$ 30 em conversão direta.
Exercitando Matemática: Possui mais de 300 exercícios para vestibular, Enem e até concursos públicos. O aplicativo reúne tarefas das melhores universidades do Brasil: UFRJ, Unicamp, UERJ e PUC.
Outros aplicativos ajudam os porfessores nos seus deveres diários como o aplicativo iStudiez Pro permite organizar cronogramas de aulas, controlar os trabalhos a serem entregues e fazer listas de tarefas diárias. Oferecendo um calendário onde é exibido as aulas, provas e tarefas relativas a cada dia.
Voltado para o público acadêmico, o iStudiez oferece gerenciamento completo, desde trabalhos a fazer ao contato de seus professores.
O iStudiez Pro é vendido na App Store, mas possui sua versão grátis, o iStudiez Lite, que vem com algumas funções a menos.
Material e Métodos
Este estudo esta em fase inicial. Trata-se de um estudo qualitativo sobre o uso de aplicativos móveis na educação. Será proposta a alguns professores a utilização de aplicativos móveis em suas práticas docentes a partir de um estudo minucioso e quantitativo dos Apps livres disponíveis no mercado e suas implicações diretas com os conteúdos ofertados no Ensino Médio Integrado e posteriormente em outras turmas e modalidades ofertadas no Câmpus Pirapora/ do IFNMG. . Todo o trabalho será analisado via questionários e entrevista para futuras produções científicas com o intuito de criar um banco de dados para futuras pesquisas e experiências com games na educação profissional e nos cursos técnicos integrados.
Conclusões
Conclui-se neste trabalho, que o uso de aplicativos móveis, quando bem pensado e articulado em torno de objetos de aprendizagens bem definidos, favorece o processo de ensino e aprendizagem e torna ao estudante significante associando conhecimento a sua prática social. Percebe-se através das literaturas pesquisadas que é necessário cativar os discentes: crianças, adolescentes, jovens e adultos criando ambientes agradáveis de aprendizagem. Para Cozenza (2011) um ambiente agradável pode ser criado envolvendo os estudantes em atividades em que eles assumam papel ativo e não sejam meros espectadores. Paralelo a isso capacitar e conscientizar professores e servidores sobre esta prática pois sabe-se que o preconceito e o apego ao tradicional são banalizadores da imersão de novas tecnologias na sala de aula.
Enfim, o uso de Apps móveis não é a solução para os problemas da escola, mas uma necessidade iminente dos alunos e que através desta pratica possamos fazer na Escola ou da Escola cada vez mais um espaço de reflexão e de construção do conhecimento na sociedade da informação desenvolvendo novas habilidades e competências próprias das gerações que nasceram e cresceram imersos a estas tecnologias.
Agradecimentos
Agradecemos ao IFNMG, FAPEMIG e CNPq pela oportunidade e incentivo a ação científica de estudantes do Ensino Médio Integrado por atribuir valor e integrar pesquisa ao ensino e a extensão.
Literatura citada
COSENZA, Ramon M & GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende – Porto alegre : Artmed, 2011
CRUZ. Gilson Junior. Eu jogo, tu jogas, nós aprendemos: experiências culturais eletrolúdicas no contexto do ciberespaço. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis – SC, 2012.
MICROSOFT. Soluções Móveis de Aprendizado para Escolas. Disponível em: http://canaldoensino.com.br/blog/5-aplicativos-para-voce-usar-em-sala-de-aula
. Acesso em: 13 Mar.2015
SCHLEMMER, E. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Porto Alegre: Textual, 2006
http://canaldoensino.com.br/blog/5-aplicativos-para-voce-usar-em-sala-de-aula. Acesso em: 13 Mar.2015.
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/professoras-adotam-aplicativos-e-computadores-em-sala-de-aula-no-brasil.html Acesso em: 13 Mar.2015.
http://educacao.uol.com.br/album/2014/05/13/confira-aplicativos-gratuitos-para-ajudar-o-professor-em-sala-de-aula.htm Acesso em: 13 Mar.2015.
https://pt.khanacademy.org/coach-res/k12-classrooms/why-ka-k12/a/how-to-use-khan-academy-as-a-learner Acesso em: 13 Mar.2015.
http://macworldbrasil.com.br/reviews/2010/05/31/app-para-ipad-explica-elementos-quimicos-com-imagens-3d/ Acesso em: 13 Mar.2015.
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/the-elements-a-visual-exploration.html
Acesso em: 13 Mar.2015.
http://blogdoiphone.com/2013/01/aplicativo-istudiez-pro-para-estudantes-de-graca-so-neste-domingo/ Acesso em: 13 Mar.2015.
Janayna Veloso Oliveira1, Marcelo de Miranda Lacerda2,
1Estudante do curso integrado em informática. IFNMG. Bolsista de Iniciação Científica da CNPq. Email: janayna.veloso@hotmaol.com;
2Professor EBTT Língua Espanhola do IFNMG. Doutorando em Educação UNISINOS – Email: marcelo.miranda@ifnmg.edu.br
Resumo: Este artigo é resultado do Projeto de Pesquisa M-Learning: possibilidades e desafios no Câmpus Pirapora do IFNMG. Discutimos aqui o uso de alguns aplicativos móveis utilizados por docentes e instituições. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa na literatura existente e nos temas mais relevantes percebidos nos encontros e seminários de pesquisas realizados pelo próprio Projeto de Pesquisa. Para introduzir o tema no Ensino Médio Integrado de Informática e Edificação pensou-se algumas alternativas como jogos e Apps voltados a Educação e relacionados às disciplinas dos cursos ofertados pelo Câmpus Pirapora/MG. Alguns Apps já foram usados em salas de aulas e obteve-se bons resultados no nível de aprendizagem. Objetiva se com este artigo mostrar que os Apps podem funcionar como estratégia de ensino, motivacional, desenvolvedor de competências e habilidades que o ensino, tradicional não prevê. Além de familiarizar o corpo docente e discente com novas ferramentas de aprendizagem, no caso “Móvel”. Como conclusão percebe-se que o corpo docente ainda se mantem conservador quanto à utilização de aplicativos móveis em sala de aula, bem como de outros aparatos tecnológicos, sendo que um dos objetivos do Grupo de Pesquisa é justamente criar um ambiento propício para a conscientização dos alunos e docentes quanto à utilização de games e outras recursos educacionais abertos em sala de aula tornando a Escola um lugar propicio a reflexão e a aplicação de novas prática que envolva tecnologias e conhecimento.
Palavras–chave: Aplicativos Móveis, Ensino, Aprendizagem.
Introdução
As informações não estão mais somente nos livros, a Internet é uma fonte inesgotável de conhecimentos. Existem diversos aplicativos para educadores e estudantes.
Através de diversas pesquisas que notamos o quanto é importante e interessante aplicar essa nova ferramenta em salas de aula. Na maioria dos artigos, teses e dissertações pesquisadas foi possível percebe que este uso é favorável, o corpo docente também concorda que as redes sociais e outros mídias digitais também oferecem diversos recursos para adicionar aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo possível compartilhamento de artigos, trabalhos, vídeos entre outros.
Segundo Schlemmer 2015, para que a tecnologia seja aplicada de forma efetiva deve-se capacitar os professores e conscientizá-los, pois percebe-se nas leituras e discussões sobre o tema ainda uma grande aversão dos professores em relação a tecnologia e ao uso de celulares em sala de aula. Alguns Municípios e Estados da Federação já instituíram leis proibitivas do uso deste aparelho em clase o que vem contra aos novos estudos de aplicabilidade, acessibilidade e adequação de tecnologias na Educação. Vivemos uma era informacional onde tudo gira entorno das informações, não podemos voltar a trás ou se negar a imersão das tecnologias no mundo a nossa volta. Cabe aos profissionais da Educação a repensar suas prática e desenvolver novas formas de prender a atenção dos alunos fazendo da aula um momento significante e da escola um local mais prazeroso.
Listamos abaixo alguns aplicativos digitais e outros móveis que podem ser explorados pelos professore em sala de aula:
Google Acadêmico: Já conhecidos por todos fornece, de maneira simples e com apenas um clique, a resposta facilitada de diversas fontes para sua pesquisa, independente de qual seja ela. E o melhor: de forma gratuita.
Edmodo: É um aplicativo móvel, que tem como objetivo criar um ambiente de aprendizagem digital que abranja a demanda de professores e alunos. Com ele, os usuários contam com um ambiente seguro, onde os envolvidos possam aproveitar o potencial de ferramentas digitais para aperfeiçoar a maneira como um conteúdo é ensinado e assimilado. O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows. Professores e alunos pode se conectar para compartilhar as ferramentas e recursos oferecidos pela plataforma de aprendizado online, em qualquer lugar.
Os professores podem criar grupos, como se fosse uma sala de aula online, e enviar códigos de acesso para todos os seus alunos de diferentes classes. Alem disso, há uma ferramenta de perfil que permite adicionar arquivos como provas, livros e outros documentos no armazenamento na nuvem do serviço, garantindo diversas possibilidades de conteúdos ao utilizador.
History: Maps of World: Um aplicativo para iOS que possui inúmeros mapas em alta resolução. Você terá acesso a imagens perfeitas de como era, por exemplo, o mundo no século XVI, ou em 1772 e 1914. O aplicativo é divertido e educativo, interessante para todas as idades.
É através de uma barra de busca, que você encontrará suas pesquisas, tendo opções como “zoom” que facilita a visão dos detalhes. Não é preciso estar conectado a internet.
The Elements: A Visual Exploration: Um aplicativo pago para iOS que proporciona uma experiência interativa com a tabela periódica. O aplicativo exibe a tabela com uma pequena amostra dos elementos químicos.
Ao selecionar um elemento químico, o usuário é jogado para uma tela onde ele é exibido de forma ampliada, desvendando detalhes de forma e cor. Ali constam informações como peso atômico, densidade, ponto de fusão e de ebulição e meia-vida.
Além disso, há descrições sobre as aplicações do material e a história de sua descoberta. Em uma segunda página, o aplicativo apresenta fotografias de vários objetos que representam o elemento. Cada uma dessas imagens pode ser rotacionada para ser vista por todos os ângulos. O usuário consegue aumentar o zoom, podendo investigar criteriosamente o alvo de sua curiosidade.
O custo do aplicativo é de US$ 13,99, o equivalente a cerca de R$ 30 em conversão direta.
Exercitando Matemática: Possui mais de 300 exercícios para vestibular, Enem e até concursos públicos. O aplicativo reúne tarefas das melhores universidades do Brasil: UFRJ, Unicamp, UERJ e PUC.
Outros aplicativos ajudam os porfessores nos seus deveres diários como o aplicativo iStudiez Pro permite organizar cronogramas de aulas, controlar os trabalhos a serem entregues e fazer listas de tarefas diárias. Oferecendo um calendário onde é exibido as aulas, provas e tarefas relativas a cada dia.
Voltado para o público acadêmico, o iStudiez oferece gerenciamento completo, desde trabalhos a fazer ao contato de seus professores.
O iStudiez Pro é vendido na App Store, mas possui sua versão grátis, o iStudiez Lite, que vem com algumas funções a menos.
Material e Métodos
Este estudo esta em fase inicial. Trata-se de um estudo qualitativo sobre o uso de aplicativos móveis na educação. Será proposta a alguns professores a utilização de aplicativos móveis em suas práticas docentes a partir de um estudo minucioso e quantitativo dos Apps livres disponíveis no mercado e suas implicações diretas com os conteúdos ofertados no Ensino Médio Integrado e posteriormente em outras turmas e modalidades ofertadas no Câmpus Pirapora/ do IFNMG. . Todo o trabalho será analisado via questionários e entrevista para futuras produções científicas com o intuito de criar um banco de dados para futuras pesquisas e experiências com games na educação profissional e nos cursos técnicos integrados.
Conclusões
Conclui-se neste trabalho, que o uso de aplicativos móveis, quando bem pensado e articulado em torno de objetos de aprendizagens bem definidos, favorece o processo de ensino e aprendizagem e torna ao estudante significante associando conhecimento a sua prática social. Percebe-se através das literaturas pesquisadas que é necessário cativar os discentes: crianças, adolescentes, jovens e adultos criando ambientes agradáveis de aprendizagem. Para Cozenza (2011) um ambiente agradável pode ser criado envolvendo os estudantes em atividades em que eles assumam papel ativo e não sejam meros espectadores. Paralelo a isso capacitar e conscientizar professores e servidores sobre esta prática pois sabe-se que o preconceito e o apego ao tradicional são banalizadores da imersão de novas tecnologias na sala de aula.
Enfim, o uso de Apps móveis não é a solução para os problemas da escola, mas uma necessidade iminente dos alunos e que através desta pratica possamos fazer na Escola ou da Escola cada vez mais um espaço de reflexão e de construção do conhecimento na sociedade da informação desenvolvendo novas habilidades e competências próprias das gerações que nasceram e cresceram imersos a estas tecnologias.
Agradecimentos
Agradecemos ao IFNMG, FAPEMIG e CNPq pela oportunidade e incentivo a ação científica de estudantes do Ensino Médio Integrado por atribuir valor e integrar pesquisa ao ensino e a extensão.
Literatura citada
COSENZA, Ramon M & GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende – Porto alegre : Artmed, 2011
CRUZ. Gilson Junior. Eu jogo, tu jogas, nós aprendemos: experiências culturais eletrolúdicas no contexto do ciberespaço. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis – SC, 2012.
MICROSOFT. Soluções Móveis de Aprendizado para Escolas. Disponível em: http://canaldoensino.com.br/blog/5-aplicativos-para-voce-usar-em-sala-de-aula
. Acesso em: 13 Mar.2015
SCHLEMMER, E. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Porto Alegre: Textual, 2006
http://canaldoensino.com.br/blog/5-aplicativos-para-voce-usar-em-sala-de-aula. Acesso em: 13 Mar.2015.
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/professoras-adotam-aplicativos-e-computadores-em-sala-de-aula-no-brasil.html Acesso em: 13 Mar.2015.
http://educacao.uol.com.br/album/2014/05/13/confira-aplicativos-gratuitos-para-ajudar-o-professor-em-sala-de-aula.htm Acesso em: 13 Mar.2015.
https://pt.khanacademy.org/coach-res/k12-classrooms/why-ka-k12/a/how-to-use-khan-academy-as-a-learner Acesso em: 13 Mar.2015.
http://macworldbrasil.com.br/reviews/2010/05/31/app-para-ipad-explica-elementos-quimicos-com-imagens-3d/ Acesso em: 13 Mar.2015.
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/the-elements-a-visual-exploration.html
Acesso em: 13 Mar.2015.
http://blogdoiphone.com/2013/01/aplicativo-istudiez-pro-para-estudantes-de-graca-so-neste-domingo/ Acesso em: 13 Mar.2015.
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