Big Data a serviço da educação

Big Data a serviço da educação

Big Data a serviço da educação

Quer saber como seu aluno estuda em casa? Quais suas preferências? Como ele aprende mais e melhor? Em 2014 com a vitória da seleção alemã na Copa do Mundo, muitos se perguntavam qual era a fórmula do sucesso. A resposta é simples: “[...] combine planejamento de longo prazo, disciplina, bons jogadores e … muita informação sobre o que acontece em campo” (ROSA, Guilherme, 2014)
Na educação não é muito diferente, basta combinar bons professores, alunos dedicados, planejamento de aula e estudo, disciplina e muita informação para atingir bons desempenhos e ter uma educação de qualidade. No entanto, como podemos conseguir esses dados?
As plataformas de aprendizagem personalizada permitem que os professores tenham todo seu material organizado, não precisam mais carregar pen drives, a tarefa de casa gera correção automática, a partir da interação do aluno com os materiais digitais é possível avaliar todo o comportamento dele na web, ou seja, se o aluno abriu um conteúdo, quantas vezes ele teve contato com o material, se respondeu as questões e qual a trajetória até respondê-las. Além disso, por meio dos dados, podemos refletir sobre a prática do professor, será que o conteúdo está bom? Será que ele dialoga com os alunos? Será que a ordem dos capítulos sugerida pelo professor está afetando o aprendizado dos alunos? Entre outros. Isso é BigData a serviço da educação.
O portal Universia propões uma reflexão muito interessante: “Já pensou como seria se um professor pudesse ler as mentes dos seus alunos e criar aulas tal como eles gostariam que fossem? Bom, a tecnologia ainda não permite o uso dessas competências paranormais, mas compreender melhor os anseios dos seus alunos já é possível”. (UNIVERSIA, Acessado em: 11/12). O ensino híbrido, que mescla técnicas de ensino presenciais com técnicas de ensino online tende a crescer bastante nas escolas, pois por meio dele, somos capazes de criar um aprendizado mais personalizado e colaborativo.
Com o auxílio dos dados podemos compreender e responder algumas questões como: Cada cada aluno aprende?”. Se lermos os as informações que ficaram armazenadas digitalmente podemos identificar essas diferentes maneiras de aprender e criar planos de ação. Também conseguimos fazer isso em escala, isto é, identificar padrões de alunos parecidos e traçar caminhos de aprendizagem personalizados. Por fim, entendemos que o Big Data está diretamente ligado a personalização do ensino escalável.
Bibliografia e saiba mais:
A Ciência do Big Data – Guilherme Rosa
http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/55/big-data
O valor do Big-data no mercado educacional
https://www.linkedin.com/pulse/20140719195519-471910-o-valor-do-big-data-no-mercado-educacional
 Infográfico: Big Data e ensino adaptativo são mudanças previstas na educação mundial até 2020
http://noticias.universia.pt/cienciatecnologia/noticia/2014/03/20/1089318/infografico-big-data-e-ensino-adaptativo-so-mudancas-previstas-na-educaco-mundial-ate-2020.html
Ensino Adaptativo: O Big Data na Educação
http://educacao.estadao.com.br/blogs/a-educacao-no-seculo-21/ensino-adaptativo-o-big-data-na-educacao/
Fonte: http://www.web2doctors.com.br/serviccedilos.html

http://blog.qmagico.com.br/educacao/big-data-servico-da-educacao/
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