Gamification na educação: Khan Academy já usa badges





Gamification na educação: Khan Academy já usa badges








KhanAcademy Gamification
Ah! Os badges… sempre polêmicos e cercados de muito mistério: será que funcionam? são fortes o suficiente para motivar? Eles estão presentes em várias instituições – dos escoteiros ao exercito ou a policia – muita gente sonha em ter o cartão de crédito “douradinho” ou aquele “cor chumbo” mais chique. Tudo isso é “badge”. Mas ainda assim a pergunta se mantém: será que eles realmente funcionam fora do mundo dos games?
Neste jogo de “funciona, não funciona” dois pontos podem ser anotados na coluna do “funciona”. Isto porque, a Khan Academy implantou com sucesso um sistema de recompensa por meio de badges em seu portal. A Khan Academy é um organização sem fins lucrativos com objetivo claro, nobre, de importância e relevância global: mudar a educação para melhor por meio de aulas gratuitas para qualquer um em qualquer lugar do mundo. E eles entregam! Ter funcionado na Khan demonstra que os badges podem funcionar sim.
O sistema é mais ou menos assim, não há nenhuma grande novidade, quanto mais difícil é o tema mais difícil é conquistar o badge. Você pode conferir o sistema de badges aqui.
Outro exemplo interessante está na educação técnica, desta vez programação. A Codeacademy outro portal de educação gratuita, voltado para programação, também tem um sistema de badges conforme os alunos avançam em seus estudos. Para o público de programadores a “linguagem dos badges” já é usada há muito tempo em fóruns de discussão. Lá, os usuários com maior participação, seja fazendo perguntas ou respondendo as dúvidas de seus colegas, recebem badges que os diferenciam dos demais – alguns apresentam até um leaderboard que aumenta ainda mais a competição. Isso mostra que a segmentação também é fator importante para que badges e leaderboards funcionem, a concorrência dentro de uma comunidade tende a ser mais “pessoal”. Para os mais céticos, os casos podem ajudar na reconstrução do conceito de badge como sistema de motivação para cumprimento de tarefas.
Para mim, os badges são matadores quando dentro de contexto, os fóruns de programação são o exemplo perfeito. Enquanto uns se matam para conseguir o status de “resolvedor de problemas” ou para chegar próximo ao posto de #1 do fórum, outros brigam para continuar no topo. É a camada gamificada é que mantém este organismo funcionando e, portanto, a relevante para a comunidade.
Mas o exercício de se perguntar porque o sistema de badge da Khan Academy e Codeacademy funcionam é bastante interessante e muito válido.
Respostas: Significado, contexto e comunidade são fatores fundamentais.
Para a Khan Academy, consegue um badge o aluno que trabalhou muito, se esforçou, investiu semanas, meses e até anos até concluir um determinado curso. Dentro deste contexto, o trabalho duro é que vale! Quando seus colegas virem o badge em seu perfil dentro da comunidade, saberão que aquele cara se esforçou muito para estar ali.
Fazendo um paralelo com o mundo corporativo, para que um sistema de badges funcione dentro de uma empresa, é preciso ter relevância para os dois lados – ou seja, o colaborador tem que enxergar sentido para ele também. Neste contexto, o foco deve ser a união do melhor dos dois mundos – empresa e colaborador.
Regrinhas legais para badges:
– Significado, contexto e comunidade
– Desafios possíveis de serem realizados
– Tem que valer para os dois lados
Próximo
« Anterior