5 Razões Para Não Usar QR Code
Eu sempre tive problema com “modinhas” no que diz respeito ao mundo digital. Geralmente porque “modinhas” podem ser explicadas pela frase: “Nossa, eu preciso fazer isso porque todos estão fazendo mesmo sem saber pra que serve, como utilizar melhor e se dará resultado”. O QR Code entrou nessa (no caso estou falando do uso no marketing especificamente e não em questões de logística, estoques…).
Antes de mais nada sei que existem casos de sucesso, mas na minha visão eles se explicam muito mais pela estratégia geral do negócio do que pelo próprio QR Code. O que eu vejo no geral é essa ferramenta jogada em banners, anúncios, vitrines, placas, embalagens… sem nenhum critério! Melhor ainda quando o desenho é muito pequeno e praticamente impossível de ser lido ou está quase no chão em uma vitrine ou no meio de uma dobra da embalagem quando é utilizada como maneira “legal” de “mostrar alguma informação do produto”.
Além de ser utilizado de maneira ruim, tem outros fatores que me leva a crer que o QR Code não é a melhor solução 99,9% dos casos (no Brasil, mas alguns se aplicam para todos locais do universo):
1) Smartphones não possuem leitor nativo. Por si só, isso já é uma grande coisa. O usuário precisa fazer o download e instalar um app que leia o QR Code. Talvez ele já tenha feito isso uma vez e está disposto a ler todos com seu aparelho, mas isso é a exceção e não a regra. Como sei disso? A próxima explica.
2) Não tem volume de uso nem nos EUA. Ok, podemos pensar “Mas aqui pode ser diferente”. Não será, pelo simples fato de que se em um lugar com uma rede de internet móvel melhor não é tão eficiente assim (sem contar no mercado mais maduro e pessoas já alguns anos na frente em uso da tecnologia), imagina aqui que penamos com nossas redes 3G?! Isso me leva ao próximo ponto.
3) Redes 3G péssimas. Vamos considerar que a melhor sacada do QR Code é ser usado na rua para o cidadão interessado em algum produto e/ou serviço tenha a possibilidade de acessar mais informações a respeito dele no seu smartphone ou tablet. Dependendo da região, as prestadores de serviços de telefonia móvel se alternam entre quem será a pior de todas. Nada mais frustrante pro usuário querer usar seu 3G e a conexão estar ruim. Sinal Wi-Fi em zonas públicas é quase inexistente (pelo menos aqui no RS). Apostaria que quando um cliente se sente frustrado ao tentar ler o QR Code porque seu sinal está ruim, descarrega todo seu ódio na empresa de telefonia e também na empresa que resolveu utilizar a ferramenta para divulgar algo. Nada muito agradável para a sua marca, não é mesmo?
4) Utilizar o QR Code para estar na moda. Isso leva a algo sem nexo como, por exemplo, mandar o “cliente” para o site da empresa. Ora, convenhamos: o cara já se deu o trabalho de baixar o app, ler o QR Code e a grande coisa é acessar o site!? E pra piorar, é bem provável que o site não será mobile ou responsivo. Já vi um caso onde direcionava ao perfil no Twitter de uma marca que NÃO POSTAVA NADA! (Antes que digam algo, pode ser que a estratégia realmente seja fazer as pessoas entrarem no site… mas pra isso, espero que além do QR Code, tenha uma landing page específica para alguma ação que se quer que o “cliente” faça)
5) O QR Code é a ideia brilhante. Não, ele não será. Pode ser que a ideia brilhante seja melhor executada pra determinado propósito usando a ferramenta, mas não ele.
Eu admito que sou implicante com ele porque vejo mais coisas ruins sendo feitas do que boas. Também não vejo um desenvolvimento pleno de comportamento para as pessoas usarem que indique: nossa, isso é realmente sensacional. Claro que eu exagerei ali, dizendo que 99,9% não se deve usar… é algo como 99% na verdade. Antes de mais nada, como qualquer bom planejador, pense no seu objetivo. Faça aquela pergunta: Por que eu quero fazer isso? O que eu quero atingir? Depois de ter a resposta invista seu tempo em como chegar ao resultado e se, por alguma razão muito forte, o QR Code estiver como o grande vencedor entre todas as ferramentas e alternativas use-o (mas não esqueça: considere muito TODAS AS OUTRAS ALTERNATIVAS).
1 comentários:
Escrever comentáriosE você o que acha de utilizar o QR Code? Segue aqui a discussão...
ResponderEmoticonEmoticon